26
Ago 10
publicado por antoniovitorino, às 16:34link do post | comentar

A sexta edição da Feira Alternativa irá decorrer nos próximos dias 17, 18 e 19 de Setembro no Jardim Tropical de Lisboa, em Belém. Uma vez mais, esta é uma excelente oportunidade para todos os simpatizantes dos modos de vida saudáveis e alternativos, que esperam visitar as novidades do mercado nas áreas da alimentação natural, ecologia e sustentabilidade, artesanato ambiental, turismo rural, medicinas e terapias alternativas e desenvolvimento pessoal.

A organização promete repetir a fórmula de sucesso das edições anteriores, num evento que irá contar com as tradicionais palestras, workshops, aulas e espectáculos.

A não perder!

Saiba mais em http://terraalternativa.com/2010/

 


25
Ago 10
publicado por antoniovitorino, às 18:00link do post | comentar

A Autoridade Florestal Nacional (AFN) divulgou o Relatório Provisório de Incêndios Florestais, que reúne a informação sobre incêndios para o período compreendido entre 1 de Janeiro e 15 de Agosto de 2010.

 

Até 15 de Agosto, foram contabilizadas 14.661 ocorrências, que resultaram num total de 71.687 hectares de área ardida. Ainda segundo os dados deste relatório, mais de 50% das ocorrências cuja causa foi investigada e apurada pela GNR, resultaram de negligência por uso do fogo (queimas, queimadas, fogueiras, cigarros, entre outras).

 

Números naturalmente preocupantes.

 

Consulte aqui o relatório na íntegra.

 

 


24
Ago 10
publicado por antoniovitorino, às 16:55link do post | comentar

O núcleo da Quercus de Braga irá promover um Workshop dedicado à Agricultura Biológica, com enfoque na sustentabilidade e onde serão abordadas algumas das técnicas associadas à manutenção de quintais particulares.

 

Ao todo, esta acção de formação irá contemplar seis sessões distintas, destinadas a todos os que pretendem cultivar segundo este modo de produção, às escolas que pretendam implementar uma Horta Biológica Escolar, aos proprietários agrícolas que possam pretender vir a converter as suas explorações para este modo de produção e a todos os interessados pelo tema.

 

Datas, Horários e Local: 18 e 25 de Setembro; 6, 13 e 27 de Novembro e 11 de Dezembro, das 14h30 às 17h30, na Quinta Pedagógica de Real, Braga.

As inscrições deverão ser feitas até ao dia 8 de Setembro de 2010.

 

Mais informações em www.quercus.pt

 

 

 

 


23
Ago 10
publicado por antoniovitorino, às 17:00link do post | comentar

Uma investigação levada a cabo pelo projecto Ecosensor da Fundação BBVA estima que, diariamente, milhões de microrganismos (bactérias, fungos e vírus) cheguem à Península Ibérica vindos do norte de África, nomeadamente das regiões do deserto do Saara e da região do Sahel.

 

Estas conclusões foram apresentadas depois de um grupo de investigadores internacionais ter monitorizado o “fenómeno migratório” das partículas de areia oriundas do norte de África, capazes de se deslocar ao longo de milhares de quilómetros, concluindo que os microrganismos são capazes de colonizar lagos de montanha, como acontece na Serra Nevada e nos Pirenéus.

 

Os resultados revelam ainda indícios de que o fenómeno estará a aumentar com as Alterações Climáticas, intensificando-se durante a Primavera e o Verão.

Saiba mais em http://www.fbbva.es/TLFU/tlfu/ing/noticias/fichanoticia/index.jsp?codigo=603

 

 


20
Ago 10
publicado por antoniovitorino, às 18:00link do post | comentar

A Parceria IBERLINX – EDIA, Águas do Algarve, Junta de Andaluzia, Ayuntamiento de Valência del Mombuey, organiza, com a colaboração do Município de Silves e do ICNB, a Exposição “Terra de Linces”, que estará aberta ao público no Castelo de Silves, entre 2 de Agosto e 19 de Setembro de 2010.

 

Esta exposição, inaugurada em Lisboa no passado dia 22 de Maio no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade, pretende demonstrar a relação entre o Lince-ibérico e o seu habitat natural, contemplando um conjunto de fotografias únicas da autoria do conceituado fotógrafo catalão especializado em natureza, meio ambiente e biodiversidade, Andoni Canela.

 

Mais informações em www.cm-silves.pt

 

 


19
Ago 10
publicado por antoniovitorino, às 16:30link do post | comentar

Segundo um estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), 2009 foi o ano mais eficiente de Portugal em termos ambientais. Esta foi de facto a principal conclusão do relatório sobre gestão de resíduos produzido pelo INE para o período compreendido entre 2005-2009, que concluí ainda que cada português reciclou, em média, no ano passado, 67 kg de resíduos, cerca de 13 % dos 511 kg de resíduos urbanos produzidos anualmente por cada cidadão.

 

Em termos do total de resíduos separados na origem, o destaque vai para o crescimento dos resíduos de embalagens, com uma taxa de crescimento média de 32% nos últimos seis anos, superando a percentagem de recolha do vidro.

 

O papel e o cartão e o vidro registaram, por sua vez, um valor médio de crescimento de 18 % e 11 % ao ano, respectivamente.

Naturalmente, uma excelente notícia para o ambiente!

 

 

 


18
Ago 10
publicado por antoniovitorino, às 15:30link do post | comentar

O projecto 10:10 pretende envolver os diversos sectores da sociedade num compromisso comum: o da redução das emissões de carbono. O objectivo passa por reduzir os GEE em 10%, já a partir de 2010, em quatro áreas chave:

 

- Electricidade

- Uso de combustíveis no local (para a maioria, gás)

- Uso de combustível automóvel

- Voos

 

Para atingir esta meta, foi criada uma plataforma online com alguns conselhos práticos que permitem tornar os seus hábitos de vida mais amigos do ambiente em http://www.1010global.org/pt .

 

Um projecto naturalmente interessante!

 


17
Ago 10
publicado por antoniovitorino, às 17:24link do post | comentar

Sabia que a Sociedade Ponto Verde (SPV) certifica, desde 2008, eventos, espectáculos ou espaços comerciais com o 100R - Reciclagem 100% Garantida?

 

Esta certificação, em colaboração com os Sistemas Municipais, Autarquias e/ou Operadores Privados, garante que os Resíduos de Embalagens (RE) gerados nesses locais são, posteriormente, encaminhados correctamente para reciclagem, beneficiando o meio ambiente.

Naturalmente, pela sustentabilidade.


16
Ago 10
publicado por antoniovitorino, às 17:17link do post | comentar

O Centro de Estudos da Avifauna Ibérica (CEAI) irá promover uma série de actividades em Évora, com o objectivo de divulgar a biodiversidade alentejana e a sua conservação. As actividades destinam-se ao público em geral e inserem-se no âmbito do Programa “Ciência Viva no Verão”, promovido pela Agência Nacional Para a Cultura Científica e Tecnológica.


Aqui fica o calendário:


Descobrir a Biodiversidade Urbana – Património Edificado
Local: Centro Histórico de Évora
Datas: 28/08 e 04/09
Horário: 18h-20h


Descobrir a Biodiversidade Urbana – Espaços Verdes
Local: Espaço Ambiente, Mata do Jardim Público de Évora
Datas: 29/08 e 05/09
Horário: 8h-11h


Para mais informações consulte a página http://www.cienciaviva.pt/veraocv/2010/


Participe!

 


13
Ago 10
publicado por antoniovitorino, às 17:00link do post | comentar | ver comentários (1)

O grupo Doppler Effect, um projecto criado por um grupo de Biólogos e Educadores Ambientais que desenvolve actividades de sensibilização, promove, em parceria com o Centro Náutico da Praia de Faro, o ciclo de cinema ambiental “Para além do Óbvio”.

 

Até 18 de Setembro, os participantes terão assim a oportunidade de assistir a três sessões cinematográficas subordinadas a temáticas ambientais distintas.

 

Aqui fica o calendário:

 

VICIADOS EM PLÁSTICO

Sábado 14 Agosto – 21h30

 

REQUIEM
Sábado 28 Agosto - 21h30

 

DIAS ESTRANHOS NO PLANETA TERRA - INVASORES
Sábado 18 de Setembro - 21h30

Para mais informações visite a página www.dopplereffect.org

 


Setembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


Pesquisar
 
Tags

todas as tags

Subscrever feeds
blogs SAPO