02
Ago 10
publicado por antoniovitorino, às 18:43link do post | comentar

Desde 1989 que o projecto Coastwatch Europe, coordenado pela Irlanda e que conta com a participação de 23 países, entre os quais Portugal, se dedica à monitorização das faixas costeiras, alertando para os principais problemas do litoral, nomeadamente aqueles que resultam da ocupação humana ao longo de várias gerações, intensificada nas últimas décadas do século XX.

Todos os anos são cobertos aproximadamente 10 000km de costa em toda a Europa, através da participação de voluntários, desde os fiordes da Noruega, até às ilhas gregas.

Em Portugal, o Coastwatch é um dos projectos de Educação Ambiental mais antigos, orientado pelo Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA). Os seus principais objectivos passam pela melhoria do conhecimento da situação ambiental do litoral português mas, sobretudo, por um papel preponderante na sensibilização junto das escolas, instituições e população em geral para os problemas resultantes dos impactos da actividade humana na faixa litoral.

A Campanha de 2009/10 assinalou o vigésimo aniversário deste programa, contando com a participação de 3902 voluntários, a grande maioria estudantes. Foram monitorizados perto de 423 km de costa, com a ajuda de escolas, ONG´s, agrupamentos de escuteiros, autarquias e outras entidades.

Parabéns ao projecto e aos milhares de voluntários que, ano após ano, contribuíram para o seu sucesso. 


Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
14

15
21

22
28

29


Pesquisar
 
Tags

todas as tags

blogs SAPO