09
Abr 10
publicado por antoniovitorino, às 10:11link do post | comentar

O Plano de Acção para a Conservação do Lince-ibérico em Portugal tem como principal objectivo viabilizar a conservação da espécie em território nacional, invertendo o processo de declínio continuado das populações que conduziu à situação actual de pré-extinção.

Em 2008, o Lince-ibérico constava na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Mundial para a Conservação da Natureza (IUCN), facto que originou um conjunto de medidas que visaram a protecção e preservação da espécie, culminando com a construção do Centro Nacional de Recuperação do Lince-ibérico (CNRLI) na Herdade das Santinhas, em Silves. Implantado numa área com aproximadamente 150 hectares, o CNRLI tem capacidade para acolher 16 felinos e é gerido pelo Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB).

Segundo as últimas informações prestadas pelo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, o Domingo de Páscoa ficou marcado por um acontecimento importante no que diz respeito a este projecto: O nascimento das duas primeiras crias de Lince-ibérico geradas em cativeiro, em Portugal.

Esta é, naturalmente, uma excelente notícia para as futuras acções de reintrodução da espécie no nosso


Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
13
17

18

25


Pesquisar
 
Tags

todas as tags

blogs SAPO