20
Mar 10
publicado por antoniovitorino, às 19:36link do post | comentar

 

A IUCN (International Union for Conservations of Nature) revelou a “Lista Vermelha das Borboletas Europeias”, em que cerca de um terço do total das 482 espécies de borboletas da Europa estão em vias de extinção.
A grande-branca-da-madeira uma espécie que só existe nesta ilha é uma das afectadas, já que não é avistada há mais de 20 anos. Este é um dado preocupante pois as borboletas são importantes indicadores de biodiversidade e sobretudo pela sua actividade polinizadora.
A perda acelerada de habitats e as mudanças climáticas apresentam-se como as causas principais do desaparecimento destas espécies.
É naturalmente importante a protecção imediata dos habitats

Não há certezas desta borboleta estar extinta. A ilha tem cantos inexplorados em que o homem não teve qualquer acção de construção ou ocupação.
Há muitas espécies que apesar de não estarem extintas demoram anos entre cada avistamento. Sendo uma borboleta é natural que demorar muito tempo. No entanto uma coisa é certa. Esta borboleta deixou de frequentar as zonas populacionais. Correu a notícia de que foi avistada numa zona do norte da ilha da Madeira.
Scherzan a 12 de Abril de 2010 às 12:46

Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10

14
17




Pesquisar
 
Tags

todas as tags

blogs SAPO